sábado, 19 de maio de 2012

Pegada Ecológica

  Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa "rastros", pegadas, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas deizem muito sobre quem somos.
  A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inumeros outros dados sobre seu modo de vida.
   Conosco, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia. Se não prestarmos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo , nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém quando andamos num ritmo tranquilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas sõa suaves. Assim é também a "Pegada Ecológica". Quanto mais se acelera a nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra. O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental, e a grande quantidade de resíduos gerados, são rastros deixados por uma humanidade qua ainda se vê fora e distante da Natureza A pegada ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Isso considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisando cuidar da nossa e das próximas grações. Afinal de contas, nosso planeta é um só.

fonte: wwf.org.br
 






Natureza privilegiada!!
Perfeição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário